A partir do poema "Tecendo a Manhã" de João Cabral de Melo Neto, pode-se elaborar uma aula interdisciplinar na qual o estudo da literatura seria aplicado ao conceito de Ligação Química.
No início apresentariamos o poema e o interpretariamos junto com os alunos.
No início apresentariamos o poema e o interpretariamos junto com os alunos.
Tecendo a Manhã
Um galo sozinho não tece a manhã:
ele precisará sempre de outros galos.
ele precisará sempre de outros galos.
De um que apanhe esse grito que ele
e o lance a outro: de um outro galo
e o lance a outro: de um outro galo
que apanhe o grito que um galo antes
e o lance a outro; e de outros galos
que com muitos outros galos se cruzam
os fios de sol de seus gritos de galo
para que a manhã, desde uma tela tênue,
se vá tecendo, entre todos os galos.
E se encorpando em tela, entre todos,
se erguendo tenda, onde entrem todos, no toldo
(a manhã) que plana livre de armação.
A manhã, toldo de um tecido tão aéreo
que, tecido, se eleva por si: luz balão.
A seguir o transportarímos para o contexto químico, da seguinte forma:
Ligação Poética
Um cátion sozinho não forma um composto;
ele sempre precisará de um ânion
que apanhe o seu elétron, completando o octeto.
Mas, esse composto não forma toda a estrutura,
para isso, outro ânion apanha o elétron de outro cátion,
e outro ânion apanha o elétron de outro cátion.
Sucessivamente unindo as estruturas,
e formando o retículo cristalino,
Tecendo a matéria.
E se encorpando em tela, entre todos,
que, tecido, se eleva por si: luz balão.
Um cátion sozinho não forma um composto;
ele sempre precisará de um ânion
que apanhe o seu elétron, completando o octeto.
Mas, esse composto não forma toda a estrutura,
para isso, outro ânion apanha o elétron de outro cátion,
e outro ânion apanha o elétron de outro cátion.
Sucessivamente unindo as estruturas,
e formando o retículo cristalino,
Tecendo a matéria.
E se encorpando em tela, entre todos,
se erguendo tenda, onde entrem todos, no toldo
(a matéria) que plana livre de armação.
que, tecido, se eleva por si: luz balão.
E a partir disto iniciariamos a discussão sobre ligações iônicas (ou dariamos continuação a tal discução), explicando (ou relembrando) os termos relacionados no poema "criado".
Este trabalho foi desenvolvido por mim e por três colegegas de graduação (Camila Asahide, Fernanda Magrin e Paola da Silva) da aula Teoria e Estratégias de Aprendizagem, ministrada pela professora Núria Pons Villardel Camas; na Univesidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).
Nenhum comentário:
Postar um comentário