sábado, 29 de outubro de 2011

Dando Bandeira

Muito interessante este experimento encontrado no livro Ciência na Tela: experiementos no retroprojetor.

Ele consiste em montar um sistema que tenha o formato da bandeira de nosso país, para isso é preciso construir, em vidro ou acrílico, um retângulo e um losângo dispô-los na ordem correta, acrescentando-se uma placa de petri no centro, estes seram responsáveis por dar forma à bandeira.

Aos recipiente deste sistema, adiciona-se água e o indicador ácido-base azul de bomotimol.

Agora para dar as cores, adiciona-se um ácido à solução que está no retângulo, um pouco de base à solução que está no losângo e, o mais difícil, uma quantidade equilibra de ambos à solução que está no círculo (placa de petri).

O resultado será uma Bandeira do Brasil com as cores invertidas.

Para consertar, basta adicionar um pouco de base à solução do círculo, um pouco de ácido à solução do losângo e uma quantida de base à solução do retângulo, até que a solução fique verde, mas deve-se tomar cuidado para que a solução não fique azul. Pronto, temos uma Bandeira do Brasil corretamente montada.

Para que uma turma de alunos possa vizualizar o experimento, recomenda-se que ele seja realizado sobre um retroprojetor ligado, o que dará o efeito da última foto.

Entendendo que que aconteceu:

Em meio ácido (pH < 7), o azul de bromotimol se encontra na forma amarela.

Em meio alcalino (pH > 7), a espécie em maior quantidade é a azul.

A cor verde aparece quando se tem quantidades significativas das duas espécies, amarela e azul. Observa-se a mistura das cores, que resulta no verde.

Houve uma mudança de pH do meio, de forma a ajustar as cores da Bandeira.

No livro também há várias outras ideias legais, para experiemento em Química, Física e Biologia.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Feijão preto como indicador ácido-base

Na postagem sobre o repolho roxo como indicador ácido-base, eu ensinei como usar o repolho roxo como um indicador alternativo para pH. Nesta postagem vou ensinar a usar também o feijão preto para os mesmo fim.


Em uma vasilha, coloque uma quantidade de feijão preto e adicione água até que esta cobra todo o feijão (como se fosse lavar para cozinhar). Depois de um tempo, separe essa água, que terá adquirido uma coloração escura, que será o seu indicador.


Teste colocando um pouco desta solução em uma xícara e adicionando vinagre, a solução deverá se tornar avermelhada.

Quanto ao feijão o melhor agora é cozinhá-lo!


O que torna o repolho roxo e o feijão preto tão especiais?

As Antocianinas, que são pigmentos pertencentes ao grupo dos flavonóides responsáveis por uma grande variedade de cores de frutas, flores e folhas. Sua função é a proteção das plantas, suas flores e seus frutos contra a luz ultravioleta e evitam a produção de radicais livres.