quarta-feira, 23 de março de 2011

Ovo Nu e Cru

Você já pensou em um modo de descascar um ovo cru? Essa experiência não seria tão difícil se quando rompêssemos a casca do ovo a clara e a gema não se espalhassem para fora e ainda fizessem uma grande sujeira! Pode parecer impossível, mas há uma maneira simples e fácil de fazê-lo.

- Materiais necessários:
• um ovo cru
• vinagre
• Dois copos ou outros recipientes transparentes
• 250 g de açúcar
• corante

- Passo 1
Coloque o vinagre dentro do copo ou recipiente escolhido.










- Passo 2
Coloque, com cuidado, o ovo dentro do copo ou recipiente.
Aguarde até que a reação se complete.Se achar necessário, troque o vinagre algumas vezes durante o dia para que a reação ocorra mais rapidamente.











- O que acontece:
Essa é uma reação muito simples. A casca do ovo é basicamente constituída por carbonato de cálcio (CaCO3), um composto rígido, branco e insolúvel em água. Já o vinagre é constituído de um ácido chamado ácido acético (CH3COOH). Quando o carbonato presente na casca do ovo entra em contato com o ácido, ocorre uma reação química entre os dois compostos, formando água, sal e gás carbônico. Quando a reação se completa, a casca do ovo foi totalmente transformada nos produtos da reação e observamos a clara e a gema através de uma película transparente e semi-permeável. Devido a essa permeabilidade, podemos dar continuidade a experiência afim de observarmos o fenômeno da osmose, onde há a passagem de solvente entre o meio e o ovo fazendo com que ele inche ou se contraia.












- Observando a osmose
Esquentar 250ml de água em um recipiente transparente qualquer. Acrescentar açúcar a água, dissolvendo-o por completo com o auxílio de um bastão de vidro ou uma colher.
A solução ficará viscosa e amarelada.
Mergulhar o ovo na solução saturada de açúcar.
Você deve ter notado que o ovo ficou um pouco "inchado" depois que perdeu a casca, mas na solução de açúcar ele se encolheu. Isso ocorre devido ao fenômeno da osmose; como a concentração de soluto no meio era maior do que dentro do ovo, há a passagem de solvente deste para o meio, fazendo com que seu volume diminua. Quando mergulhado no vinagre, o ovo se apresenta volumoso por causa da maior concentração de soluto dentro dele do que fora dele; há a passagem de solvente do meio para dentro do ovo.
Para que o transporte do solvente fique mais evidente, pode-se acrescentar um corante a solução. Você notará que o ovo ficará colorido.Outra opção é a pesagem do ovo antes e depois de sua inserção na solução, onde verifica-se a diminuição de massa deste.











Nesta foto o ovo absorveu solvente com corante azul
Fonte: BARBOSA, M. F., GOMES, T. G., RESENDE, A., SILVA, P. F. Propiedades coligativas no dia-a-dia: A química como você nunca viu. UFTM, Uberaba, 2010.

Um comentário: