domingo, 29 de julho de 2012

Eletrólise da salmoura (sal + água)

Muitos aluno têm dificuldade em visualizar um sistema eletroquímico, até porque a maioria dos professore não lavam para a sala de aula.
Este vídeo, apesar de não ser muito dinâmico, explica direitnho os conceitos, além de demonstrar bem o equipamento e o procedimento.


sexta-feira, 13 de julho de 2012

O Que é Caramelizar?

A palavra caramelizar se refere ao douramento, induzido pelo calor, de um alimento que contenha açúcares.
Quando a sacarose é aquecida a mais ou menos 185°C, ela derrete, transformando-se num líquido incolor; se for mais aquecido ainda, fica amarelo, depois marrom-claro e marrom escuro. Duranto o processo, o açúcar ganha um sabor levemente amargo. Essa é a caramelização.
Na verdade a caramelização evolve uma gama de reações químicas complexas que permanecem ligeiramente obscuras. Mas seguramente ela começa com o derretimento do açúcar e termina com a formação de polímeros, moléculas grandes, formadas por várias outras molécula menores.
Quando pequenas quantidade de açúcar ou amido são aquecidas na presença de proteínas ou aminoácidos, elas dão lugar a um conjunto de diferentes reações, chamadas de reações de Maillard. O grupo aldeído das moléculas de açúcar reage com o grupo amina das moléculas de proteína, ao que se segue uma série de reações complexas que criam polímeros marrons e muitas substâncias químicas de gosto acentuado. Ainda há muito o que ser descoberto sobre as reações de Maillard.
Embora não seja, esse processo as vezes também é chamado de caramelização.

Fonte: O Que Einstein disse a seu Cozinheiro Vol. 1 - Robert Wolk.